Mais de 20 mortos em inundações no sul de Marrocos


    
Safi, Marrocos
© Vincent Boisvert, all right re

Inundações em Safi fazem pelo menos 21 mortos e deixam dezenas de feridos em Marrocos

Pelo menos 21 pessoas morreram e 32 ficaram feridas na sequência de inundações provocadas por chuvas torrenciais que atingiram, esta segunda-feira, a província costeira de Safi, no sul de Marrocos, segundo informações das autoridades locais.

De acordo com os serviços de proteção civil, as cheias foram causadas por precipitações excecionais registadas num curto espaço de tempo, com intensidade concentrada em cerca de uma hora. As operações de busca por possíveis desaparecidos continuam em curso, com um forte dispositivo de segurança mobilizado para garantir apoio e assistência à população afetada.

A maioria dos feridos já recebeu alta hospitalar, embora algumas vítimas continuem a receber cuidados médicos no Hospital Mohammed V de Safi.

Uma avaliação preliminar dos danos materiais indica que as inundações afetaram cerca de 70 residências e estabelecimentos comerciais, sobretudo na antiga medina, na rua Bir Anzran e na praça Abu Al Dahab. As cheias arrastaram ainda pelo menos dez veículos e causaram danos num troço da estrada que liga Safi à localidade de Ahrara.

Imagens divulgadas por meios de comunicação locais e nas redes sociais mostram ruas transformadas em rios, lojas inundadas e carros levados pela força da água.

Como medida preventiva, a Direção Regional de Educação de Safi decidiu suspender as aulas em toda a província, devido às condições meteorológicas adversas. Entretanto, a Direção-Geral de Meteorologia emitiu alertas de nível laranja, prevendo chuvas intensas, tempestades e fortes nevões em várias províncias do país até quarta-feira.

70 casas danificadas

As autoridades fizeram já uma avaliação preliminar dos danos materiais que aponta para que as inundações tenham afetado 70 residências e estabelecimentos comerciais na cidade de Safi, principalmente na antiga medina, na rua Bir Anzran e na praça Abu Al Dahab.

As cheias arrastaram também, pelo menos, dez veículos, além de causarem danos no troço da estrada que liga Safi à localidade de Ahrara.

Entretanto, também a Direção Regional de Educação em Safi decidiu suspender as aulas na província devido às condições meteorológicas.

A Direção-Geral de Meteorologia emitiu vários alertas de nível laranja por prever fortes nevões e chuvas intensas acompanhadas de tempestades em várias províncias do país até quarta-feira.

Postagens mais visitadas deste blog

INCÊNDIO ATINGE BARRACÃO DE EMPRESA EM MARINGÁ NESTE DOMINGO

Jovem fica em estado grave após acidente com jet ski em Maria Farinha, Pernambuco